O Departamento de Energia dos Estados Unidos (Department of Energy’s Oak Ridge National Laboratory ORNL) desenvolveu o mais poderoso e inteligente supercomputador do mundo e o disponibilizou para os programadores do planeta junto ao evento IBM built Summit.
Em 2 dias foram identificados e estudados 77 compostos moleculares de futuras drogas com o potencial para combater o corona vírus. É importante ressaltar que se fossem usados computadores atuais levariam vários anos.
Confira o vídeo:
O poder de computação é de 9.216 CPUs e aproximadamente 27.000 GPU (Usadas para Games) fazendo um total de 200 quadrilhões de cálculo por segundo.
O uso de um supercomputador se deve ao fato do poder de computação exigido para simulação de diferentes variáveis simultaneamente. Cada variável pode gerar bilhões de dados tornando-se impossível para o poder de computação geralmente usado hoje.
Fonte:
- IBM Supercomputer Summit Attacks Coronavirus https://www.ibm.com/blogs/nordic-msp/ibm-supercomputer-summit-attacks-coronavirus/
- Youtube – Researchers enlist Summit supercomputer to combat coronavirus. https://www.youtube.com/watch?v=IRtBKUeAly4#action=share
Uma resposta para “INFORME 8 – ORLN e IBM simulam experimentos com compostos moléculares contra Covid 19 em supercomputador”